Categorias: ,

Compreender a Documentação Pedagógica na Educação de Infância (15€) RECOMENDADO PELO PNL 2027

João Formosinho & Jan Peeters

Associados:

15€

Não Associados:

25€

511 em stock

RECOMENDADO PELO PNL 2027

Muito mais que, simplesmente, registar eventos, a documentação pedagógica é uma abordagem educativa revolucionária que permite aos profissionais capturar e compreender os modos como as crianças aprendem e pensam. Explorando o uso da documentação pedagógica em cinco culturas diferentes, este livro oferece uma visão única das condições e dos métodos através dos quais a documentação pedagógica se pode tornar um meio eficaz para conectar o ensino e a aprendizagem.

Apoiado na teoria, em evidências baseadas na investigação e na prática, Compreender a Documentação Pedagógica na Educação de Infância revela a documentação pedagógica como um estímulo à reflexão crítica sobre a prática, à criação de novas abordagens pedagógicas e à melhoria da qualidade. A observação e documentação da experiência educativa vivida pelas crianças e pelos profissionais é enfatizada como um meio de reconhecimento da sua voz e direitos, de mostrar os seus conhecimentos, as suas competências, as suas atitudes e disposições para aprender. Oferecendo abordagens contextualizadas e considerando os desafios envolvidos na observação e documentação da prática quotidiana nas creches e nos jardins-de-infância, cada capítulo incentiva os profissionais a refletir e reconhecer o valor da documentação para as crianças, para os profissionais e para a comunidade alargada.

Representando um contributo crucial para os debates sobre documentação pedagógica, Compreender a Documentação Pedagógica na Educação de Infância oferece aos investigadores, aos estudantes, aos decisores políticos e aos profissionais uma perspetiva abrangente e multicultural da documentação pedagógica.

João Formosinho é Professor da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa e Porto, e da Universidade do Minho, em Portugal.

Jan Peeters é Investigador Sénior e Consultor no Centro para a Inovação nos Primeiros Anos, da Universidade de Ghent, na Bélgica.

Índice

Prefácio

Introdução – João Formosinho e Jan Peeters

1. Narrativas de Aprendizagem: práticas pedagógicas e provocações – Margaret Carr e Wendy Lee

2. Desenvolvendo a documentação pedagógica: a aprendizagem do modo narrativo por crianças e educadores – Júlia Oliveira-Formosinho e Joana de Sousa

3. Reflexão crítica, identidade, interações: experiências em Itália e na Bélgica da construção da democracia através da documentação pedagógica – Nima Sharmahd e Jan Peeters

4. A documentação pedagógica como uma experiência partilhada da compreensão da infância – Elisabetta Biffi