LIVRO RECOMENDADO PELO PNL2027
O nosso conhecimento sobre como as crianças aprendem e se desenvolvem tem aumentado em grande escala, nos últimos anos, uma vez que psicólogos e neurocientistas desenvolvem formas cada vez mais sofisticadas de observação e estudo do comportamento de bebés desde os seus primeiros momentos no mundo. Muita investigação em desenvolvimento e aprendizagem nos primeiros anos, muito relevante para profissionais de creche, permanece enterrada em revistas académicas e manuais ou é escrita de forma muito abstrata. Até agora, as profissionais de creche têm recebido pouca orientação sobre como devem mudar a sua ação à luz deste novo conhecimento. Procuramos que este se torne mais acessível, mostrando como se relaciona com a prática diária em contextos de educação de infância, tanto a nível de gestão como na ação direta com crianças e pais. Nos seguintes capítulos, avançamos com a perspetiva de que todos os aspetos do contexto de creche podem contribuir significativamente para o bem-estar emocional das crianças e a sua educação, no sentido mais amplo.
O livro foca-se nos primeiros três anos porque muito pouco foi escrito acerca desta faixa etária, em comparação com a literatura extensa que existe para a educação em jardim-de-infância, envolvendo crianças mais velhas. O seu propósito é que seja de utilização prática para pessoas dos mais variados níveis: para aquelas que trabalham diretamente com crianças, dia após dia, em centros ou nas suas próprias casas, e para gestores e diretores de serviços de creches. Também será relevante para aqueles cujo trabalho é estabelecer e manter padrões (de qualidade), administradores, trabalhadores comunitários e para o vasto leque de especialistas envolvidos com crianças e as suas famílias. Acreditamos que é essencial para este segundo grupo de pessoas, que normalmente trabalha menos próximo das crianças, compreender como a experiência destas é afetada pelas decisões administrativas e de gestão, que estão fora do controlo das profissionais em ação direta.
Das criadoras do conceito do das criadoras do brincar heurístico, uma obra absolutamente fundamental na compreensão da pedagogia na infância.
Elinor Goldschmied foi uma das especialistas mais reconhecidas na Europa no campo da educação e cuidados em creche e jardim de infância. A autora acumulou largos anos de experiência como consultora em serviços educativos para crianças no Reino Unido, Itália e Espanha. Realizou inúmeros filmes e vídeos sobre o desenvolvimento na infância e a educação e cuidados nos primeiros anos.
Sonia Jackson é uma especialista reconhecida pelo seu trabalho na área do trabalho social e pela sua investigação acerca do bem-estar na infância. Iniciou o primeiro curso interdisciplinar em Estudos da Infância na Universidade de Bristol, tendo sido professora no Instituto de Educação da Universidade de Londres. Também publicou Other People’s Children, Childminder, Looking After Children e participou em vários artigos e capítulos de livros sobre diferentes aspetos da educação de infância.
Índice
lntrodução 15
1. A creche em contexto 21
2. Organizar o espaço para viver, aprender e brincar 35
3. A pessoa-chave 55
4. Gerir e trabalhar numa creche 71
5. Bebés em creche 95
6. O cesto dos tesouros 111
7. O segundo ano de vida 125
8. O brincar heurístico 143
9. Crianças no seu terceiro ano de vida 157
10. Hora da refeição 179
11. Fora de portas 191
12. Construir pontes entre os mundos da criança 213
13. Crianças com dificuldades 229
14. Proteger as crianças 247
Sugestões de leitura 263
Vídeos 267
Referências bibliográficas 271