Categorias: ,

Educação de Infância para a Sustentabilidade (15€)

Valerie Huggins & David Evans

Associados:

15€

Não Associados:

25€

330 em stock

Este livro inovador e oportuno explora questões e preocupações em torno da educação para o desenvolvimento sustentável na infância, oferecendo diversas perspetivas sobre como podemos viver e promover vidas mais saudáveis, justas e sustentáveis. Examina a responsabilidade dos profissionais da educação de infância para incorporar a sustentabilidade na sua prática diária e garantir que as crianças adquiram os conhecimentos e aptidões necessários para se tornarem agentes eficazes de mudança, capazes de solucionar problemas e de pensar de modo sistémico.

Reunindo exemplos internacionais de melhores práticas, com base em investigação de ponta e fornecendo uma série de exemplos práticos, os capítulos centram-se em questões como:

  • o contexto histórico da educação de infância para a sustentabilidade
  • complexidades e desafios envolvidos na implementação de abordagens sustentáveis
  • incentivar as crianças a contribuir para uma sociedade capacitante
  • adotar abordagens ambientalmente sustentáveis em ambientes de primeira infância
  • o futuro da sustentabilidade na educação de infância.

Este livro representa um apoio essencial para educadores, profissionais e estudantes da educação de infância que são peças-chave na formação das atitudes e convicções fundamentais dos futuros cidadãos do nosso planeta, capacitando-os para assumir as suas responsabilidades, agora e no futuro, em relação à sustentabilidade ambiental, social e económica.

Valerie Huggins é diretora associada de Ensino e Aprendizagem e professora associada de Estudos da Primeira Infância no Instituto de Educação da Universidade de Plymouth, Reino Unido.

David Evans aposentou-se como professor catedrático e diretor do Programa de Mestrado Integrado na Universidade de Plymouth, Reino Unido. Está atualmente envolvido no desenvolvimento do currículo de Educação de Infância em países do Mundo Maioritário.

ÍNDICE

INTRODUÇÃO
Educação de infância para a sustentabilidade
Contexto histórico e desafios atuais

PARA UMA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA
Educação para a sustentabilidade nos primeiros anos

O LUGAR DAS ARTES EXPRESSIVAS NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE

FAZER NINHO NO MUNDO
A importância de lugar e mutualidade nos primeiros anos

YES WE CAN!
As crianças aprendem a contribuir para uma sociedade capacitante

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EM JARDINS DE INFÂNCIA HÚNGAROS

O CONTRIBUTO DA ESCOLA DA FLORESTA PARA A EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE

LIDERANÇA SUSTENTÁVEL NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA
Jan Georgeson

PROJETAR DESAFIOS MULTIMODAIS AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEIS PARA AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NOS PRIMEIROS ANOS

OLHAR EM FRENTE
O desenvolvimento futuro da EIpS no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

POSFÁCIO

ÍNDICE REMISSIVO

 

Formato 15,6×23,4cm, capa dura, 188 páginas