Os materiais de fim aberto (Loose Parts) são materiais naturais ou sintéticos encontrados, comprados ou reciclados – bolotas, ferragens, pedras, papel alumínio, restos de tecido – que as crianças podem mover, manipular, controlar e alterar durante as brincadeiras. As peças soltas são atraentes e bonitas, elas capturam a curiosidade das crianças, dão asas à sua imaginação e encorajam a criatividade.
O terceiro volume da série Loose Parts oferece inspiração e orientação na criação de ambientes para a primeira infância culturalmente sensíveis e culturalmente sustentáveis. Com a ajuda de mais de 400 fotos coloridas, este livro orienta os leitores a usar seu ambiente para promover uma sensação de admiração, curiosidade e alegria e permitir que as crianças explorem sua identidade.
Este terceiro volume de Loose Parts analisa o design do ambiente por meio de seis termos-chave:
Estética – a natureza da arte e da beleza.
Autenticidade – nos ajuda a evitar suposições estereotipadas e tendenciosas.
Equidade – trata-se de alcançar resultados iguais por meio do apoio individualizado para cada criança.
Dinâmico – sempre mudando e apoiando o pensamento crítico das crianças.
Praxis – acionado com base na teoria.
Reflexão crítica – o processo contínuo de consideração, análise e tomada de decisão informada aplicada ao trabalho diário.
280 páginas a cores
Miriam Beloglovsky, MA, é professora de educação de infância no Cosumnes River College em Sacramento, Califórnia, trabalhando há mais de 25 anos. Ela é uma forte defensora de crianças, jovens e famílias, e consulta e apoia uma variedade de programas familiares, infantis e juvenis. Atuou como oradora principal, apresentadora e membro do conselho de várias organizações e conferências e é co-autora da série premiada Loose Parts, Early Learning Theories Made Visible e Design in Mind.
Lisa Daly é apaixonada em transformar a aprendizagem precoce para aprofundamento de experiências de aprendizagem significativas, inovação, criatividade e reflexão. O seu trabalho profissional está centrado no trabalho com educadores para mudar as suas abordagens pedagógicas e transformar os ambientes de aprendizagem para apoiar a identidade, a investigação e o envolvimento das crianças. Lisa é professora emérita de educação de infância no Folsom Lake College, defensora da criança e da família, autora, consultora e apresentadora. Lisa tem mais de 40 anos de serviço como educadora em jardim de infância, administradora de centros escolares, associações de pais e laboratórios universitários. Ela é co-autora de Early Learning Theories Made Visible e da premiada série Loose Parts.