Categorias: ,

Planear e Avaliar na Educação Pré-Escolar (versão impressa a comercializar em SETEMBRO)

Maria João Cardona, Isabel Lopes da Silva, Liliana Marques & Pedro Rodrigues (DGE)

Associados:

Não Associados:

Nova brochura da Direção-Geral de Educação de apoio à Educação Pré-Escolar.

Partindo de um enquadramento teórico inicial, no qual são definidos alguns conceitos básicos, e tendo como referência as atuais Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) [1], os diferentes capítulos foram organizados de forma a refletir  diversas vertentes das características do planeamen-to e da avaliação na educação pré-escolar, e as suas implicações nas práticas  educativas, sendo integradas questões de reflexão, sugestões de trabalho e exemplos.

Algumas sugestões e exemplos foram recolhidos a partir do trabalho que decorreu em algumas das oficinas de formação que apoiaram a implementação das OCEPE. Agradecemos a todas as educadoras e educadores e também a todas as formadoras e formadores que, com os seus contributos, nos ajudaram a enriquecer este texto.

Pretende-se que esta publicação seja um apoio ao trabalho de planificação e avaliação desenvolvido nos jardins de infância. Para facilitar a consulta, cada capítulo é precedido de uma introdução que sintetiza o seu conteúdo, sendo apresentada no final uma síntese das ideias principais e questões de reflexão.