Nova brochura da Direção-Geral de Educação de apoio à Educação Pré-Escolar.
Numa parceria institucional entre o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, através da DGE, e a Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), cuja finalidade é a continuidade da conceção de materiais de apoio à operacionalização das OCEPE, apresenta-se a publicação A Educação Física na Educação Pré-Escolar.
Esta publicação assume a perspetiva holística e globalizante do currículo na educação pré-escolar, apresentando a atualidade do conhecimento construído em torno da educação física para as crianças nesta etapa educativa, bem como exemplos de propostas que poderão inspirar novas práticas adaptadas aos contextos e às crianças a que se destinam. Estas sugestões resultaram da recolha realizada em diferentes jardins de infância.
As OCEPE de 2016 incluem a educação física como um novo domínio, fazendo parte da área de Expressão e Comunicação. Esta área integra as diferentes formas de linguagem que são indispensáveis para as crianças interagirem com os outros e darem sentido e representarem o mundo que as rodeia.
O domínio da educação física é encarado como uma abordagem específica do desenvolvimento das capacidades motoras das crianças, contribuindo para a promoção da saúde, do bem-estar, do desenvolvimento motor, da autonomia, da socialização, da expressão e da criatividade. É fundamental garantir que as crianças tenham oportunidades regulares para participar em atividades físicas.jogos e experiências de movimento, permitindo-lhes explorar o seu corpo, desenvolver competências motoras e conhecimentos sobre as diferentes dimensões do movimento humano.