Arquitetura e Educação de Infância (Architecture and Early Childhood Education)
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€40.00
Esgotado
Dia 4 de novembro
- 14:30 horas
on Built projets
Takaharu & Yui Tezuka, Tezuka Architects, Tokyo, Japan
- 15:30 horas
Projetos co-criativos incluindo design e arquitetura no processo educacional
Co-creative projects including design and architecture in the educational process
Sílvia Berény & Rita Brandão, OSMOPE, Porto, Portugal
- 16:35 horas
“Brinquedos Arquitetónicos”. Uma experiência pedagógica entre lúdico e projeto
“Architectural Toys”. A pedagogical experience between play and designMarco Guinoulhiac, Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Portugal
- 17:20 horas
As parcerias na construção do ambiente educacional
Partnerships in building the educational environmentAdriana Freyberger, Oficina do Brincar & Faculdade de Arquitetura do Centro Universitário Central Paulista UNICEP, São Carlos, Brasil
ESTE SEMINÁRIO TAMBÉM IRÁ DECORRER ONLINE
A APEI (Associação de Profissionais de Educação de Infância), a FAUP (Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto) e a OSMOPE (Obra Social Movimentos Pontes Educativas) têm o prazer de apresentar o seminário Arquitetura e Educação de Infância: construir o presente… e o futuro, onde se pretende refletir sobre a conciliação entre o design de ambientes educativos e as necessidades e exigências do desenvolvimento na infância, reforçando a centralidade do papel de arquitetos e educadores na construção de espaços educativos reflexivos, inclusivos e sustentáveis, aptos para promover o desenvolvimento integral das crianças.
Como oradores convidados, a abrir o seminário, estarão os famosos arquitetos Takaharu e Yui Tezuka que, entre outros prémios, foram responsáveis pelo projeto do Jardim de Infância de Fuji, considerado pela UNESCO, em 2013, o melhor do mundo, cuja obra pode ser consultada em http://www.tezuka-arch.com/english/works/education/; o Arquiteto Marco Guinoulhiac, docente da FAUP, que irá centrar a sua comunicação na relação pedagógica entre o jogo e o projeto; uma prática pedagógica da educadora Sílvia Berény e da designer Rita Brandão, da OSMOPE, duas docentes que habitualmente trabalham com a APEI e que têm desenvolvido um trabalho de excelência com as crianças com menos de seis anos; e, a encerrar o seminário, a Arquiteta Adriana Freyberger, uma das arquitetas brasileiras mais conhecidas internacionalmente, com uma comunicação no âmbito da construção cooperada de espaços de jogo e brincar, docente no Centro Universitário Central Paulista UNICEP, em São Carlos, Brasil.
Este seminário conta com o apoio do CREC – Centre for Research in Early Childhood, um dos maiores centros de investigação do mundo em educação de infância (https://www.crec.co.uk/), liderado pelos Professores Chris Pascal e Tony Bertram, do CEGO – Center for Experiential Education, liderado pelo Professor Emérito Ferre Leavers, o maior especialista em qualidade na educação de infância (https://expertisecentrum.cego.be/team/ferre-laevers/?lang=en), da Ordem dos Arquitetos, cuja origem remonta a 1863 (https://www.ordemdosarquitectos.org/) e da EPA – Educação pela Arquitetura, associação que visa desenvolver literacia e compreensão do meio ambiente construído e dos processos relacionados com a sua transformação (https://redeepa.wixsite.com/educaarquitetura) e tem, como sponsors, a Fundação Aga Khan e as Câmaras Municipais de Alenquer, Cascais, Coruche, Maia e Torres Vedras.
O seminário irá ocorrer em formato híbrido, presencialmente na FAUP e online (Zoom), no dia 4 de novembro de 2023, terá interpretação simultânea para português e inglês e é acreditado como ação de curta duração, nos termos do Despacho nº 5741/2015 de 29 de maio, com 4 horas.
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THIS SEMINAR WILL ALSO TAKE PLACE ONLINE
APEI (Association of Early Childhood Education Professionals), FAUP (Faculty of Architecture of the University of Porto) and OSMOPE (Obra Social Movimentos Pontes Educativas) are pleased to present the seminar Architecture and Early Childhood Education: building the present? and the future, where the aim is to reflect on how to reconcile the design of educational environments with the needs and demands of childhood development, reinforcing the centrality of the role of architects and educators in building reflective, inclusive and sustainable educational spaces, capable of promoting the integral development of children.
Guest speakers at the opening of the seminar will be the famous architects Takaharu and Yui Tezuka who, among other awards, were responsible for the design of the Fuji Kindergarten, considered by UNESCO in 2013 to be the best in the world, whose work can be consulted at http://www.tezuka-arch. com/english/works/education/; architect Marco Guinoulhiac, a lecturer at FAUP, who will focus his presentation on the pedagogical relationship between play and design; a pedagogical practice by educator Sílvia Berény and designer Rita Brandão, from OSMOPE, two teachers who usually work with APEI and who have developed excellent work with children under six; and, to close the seminar, the architect Adriana Freyberger, one of Brazil’s best-known international architects, with a presentation on the cooperative construction of play spaces, who teaches at the Centro Universitário Central Paulista UNICEP, in São Carlos, Brazil.
This seminar has the support of CREC – Centre for Research in Early Childhood, one of the world’s largest research centers in early childhood education (https://www.crec.co.uk/), led by Professors Chris Pascal and Tony Bertram, CEGO – Center for Experiential Education, led by Professor Emeritus Ferre Leavers, the leading expert on quality in early childhood education (https://expertisecentrum.cego.be/team/ferre-laevers/? lang=en), the Order of Architects, whose origins date back to 1863 (https://www.ordemdosarquitectos.org/) and EPA – Education through Architecture, an association that aims to develop literacy and understanding of the built environment and the processes related to its transformation (https://redeepa.wixsite.com/educaarquitetura) and is sponsored by the Aga Khan Foundation and the City Councils of Alenquer, Cascais, Coruche, Maia and Torres Vedras.
The seminar will take place in hybrid format, in person at FAUP and online (Zoom), on November 4, 2023, will have simultaneous interpretation into Portuguese and English and is accredited as a short course, under the terms of Order No. 5741/2015 of May 29, with 4 hours.
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Takaharu & Yui Tezuka
Takaharu Tezuka
Architect / President of Tezuka Architects / Professor of Tokyo City University
1964 Born in Tokyo, Japan
1987 B. Arch., Musashi Institute of Technology
1990 M. Arch., University of Pennsylvania
1990-1994 Richard Rogers Partnership Ltd.
1994 Founded Tezuka Architects with Yui Tezuka
1996-2008 Associate Professor, Musahi Institute of Technology
2009- Professor, Tokyo City University
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Yui Tezuka
Architect / President of Tezuka Architects
1969 Born in Kanagawa, Japan
1992 B. Arch., Musashi Institute of Technology
1992-1993 The Bartlett School of Architecture, University College London
1994 Founded Tezuka Architects with Takaharu Tezuka
1999- Visiting Faculty, TOYO University
2001- Visiting Faculty, TOKAI University
2006 Visiting Professor, Salzburg Summer Academy
2006 Visiting Professor, University of California, Berkeley
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Awards
The Best of All, OECD/CELE 4th Compendium of Exemplary Educational Facilities (2011, Fuji Kindergarten)
Prize of Architectural Institute of Japan for Design (2008, Fuji Kindergarten)
Japan Institute of Architects Award (2008, Fuji Kindergarten) (2015, Sora no Mori Clinic)
AR Award 2004, the Architectural Review (Echigo-matsunoyama Museum of Natural Science)
Good Design Gold Prize (1997, Soejima Hospital) (2013, Asahi Kindergarten)
Global Award for Sustainable Architecture 2017, UNESCO
Moriyama RAIC International Prize 2017 (Fuji Kindergarten), Royal Architectural Institute of Canada (RAIC)
BCS Prize (2018, Sora no Mori Clinic), Japan Federation of Construction Contractors
World Architecture Festival 2018, School Completed Buildings Winner (Muku Nursery School)
The Karic Brothers Award 2020
World Architecture Festival 2021, Completed Buildings – Religion – Winner (Niijima Chapel)
Winner of ArchDaily Building of the Year 2022 (Category: Religious Architecture) (Niijima Chapel)
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Exhibitions
2004 Venice Biennale of Architecture
2013 Carnegie International
2018 Venice Biennale of Architecture “Freespace”
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Publications
Takaharu + Yui Tezuka Architecture Catalogue 1-3. TOTO Publishing
Takaharu + Yui Tezuka NOSTALGIC FUTURE ERINNERTE ZUKUNFT, Jovis, 2009.
Tezuka Architects: The Yellow Book, Edited by Thomas Sherman & Greg Logan, Jovis, 2016
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TED.com “The best kindergarten you’ve ever seen” by Takaharu Tezuka – https://www.ted.com/talks/takaharu_tezuka_the_best_kindergarten_you_ve_ever_seen
① Fuji Kindergarten – http://www.tezuka-arch.com/english/works/education/ fujiyochien/ The Building with a Message for the Tsunami to Come | 手塚 貴晴 Tezuka Takaharu | TEDxTaipei – https://www.youtube.com/watch?v=jRDQYiJ0r8k ③ Muku Nursery – https://www.v2com-newswire.com/en/newsroom/categories/ commercial-architecture/press- kits/3544-04/muku-nursery- school ④ Nasubi Nursery – http://www.tezuka-arch.com/english/works/education/ nasubi-hoikuen/ ⑤ Seto Solan Primary School – http://www.tezuka-arch.com/english/works/education/seto- solan/ ⑥ Niijima Chapel – http://www.tezuka-arch.com/english/works/education/ niijima-no-mori/ Under “Religion” – https://www.archdaily.com/973082/world-architecture- festival-2021-reveals-its- winners?ad_medium=gallery ⑦ Woods of Net (Children`s play and Art installation) – http://www.tezuka-arch.com/english/works/museum/choukoku- no-mori-net-no-mori/ http://www.tezuka-arch.com/english/
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Rita Brandão & Sílvia Berény
Sílvia Berény é licenciada em Educação de Infância, Mestre em Ciências da Educação e especialista em Arte e Educação na primeira infância. É fundadora da escola OSMOPE – Organização Social Movimento das Pontes Educativas, onde exerce o cargo de Presidente da Direção e tem vindo a desenvolver várias parcerias com instituições Culturais, Artísticas e Cientificas. É autora do livro “Retratos da Arte na Educação” e de várias publicações sobre Educação, Cidade e Cultura. Coordenou o livro “Bridging Stories – Children participatory projects th rough art for the future of a new european education”, que compilou a experiência realizada no projeto internacional Bridging / Erasmus+, em colaboração com a Universidade do Porto, Finlândia, Polónia e Bélgica. É membro da OFEI. Rita Brandão é licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Mestre em Design de Produto e Serviços pela Escola de Arquitetura da Universidade do Minho. Está atualmente a frequentar o Doutoramento em Design na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde desenvolve o seu projeto de investigação acerca dos contributos do Design para a mediação cultural com o público infantil nos Museus, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Nos últimos anos, tem focado grande parte do seu trabalho em projetos relacionados com a infância, o design relacional e emocional, utilizando metodologias co-criativas e participativas. Faz consultoria Artística e de Design e coordena o departamento de Artes da OSMOPE, uma escola com crianças dos 0 aos 10 anos, situada no Porto, onde a abordagem sócio-construtiva promove metodologias ativas e participativas.
Comunicação: Com esta comunicação, temos como intenção partilhar o projeto/exposição “Cota 1,20 – deambulações de um grupo de crianças da Escola OSMOPE pela Rua Mouzinho da Silveira”, que teve como objetivo central convocar a participação da Arquitetura e do Design nos processos participativos e colaborativos entre Escola e Museu, originando novas sinergias e aprendizagens significativas entre os vários atores. Pretendeu-se, também, contribuir para a construção identitária das crianças sobre o espaço onde vivem, neste caso a cidade do Porto.
Trata-se de um projeto expositivo de natureza itinerante, construído em contexto de escola –- a OSMOPE – e que incluiu um total de cerca de 75 crianças dos 4 aos 9 anos, assim como adultos de áreas científicas diversas. A escola assume-se, assim, como um espaço educativo socioconstrutivista, apoiando as suas estratégias pedagógicas numa racionalidade de projeto. A instituição tem como lema que a escola não deve ser um “resort educativo”, pelo que desenvolve parcerias sistemáticas com diferentes parceiros de várias áreas culturais e científicas da cidade.
O título da exposição, “Cota 1,20”, remete para a altura média a que está o olhar das crianças participantes, perspetiva que enquadra todo o projeto. A proposta surgiu de uma provocação de um arquiteto e de um geógrafo da FAUP, com o intuito de dar voz às crianças, em particular ao seu olhar sobre uma das artérias mais simbólicas da cidade do Porto – a Rua Mouzinho da Silveira.
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Sílvia Berény has a degree in Early Childhood Education, a Master’s degree in Educational Sciences and is a specialist in Art and Early Childhood Education. She is the founder of the OSMOPE school – Movimento das Pontes Educativas social organization, where she is President of the Board and has developed various partnerships with cultural, artistic and scientific institutions. She is the author of the book “Portraits of Art in Education” and several publications on Education, the City and Culture. She coordinated the book “Bridging Stories – Children participatory projects through art for the future of a new European education”, which compiled the experience of the international Bridging / Erasmus+ project, in collaboration with the University of Porto, Finland, Poland and Belgium. She is a member of OFEI.
Rita Brandão has a degree in Communication Design from the Faculty of Fine Arts of the University of Porto and a Master’s degree in Product and Service Design from the School of Architecture of the University of Minho. She is currently studying for a PhD in Design at the Faculty of Fine Arts of the University of Porto, where she is developing her research project on the contributions of design to cultural mediation with children in museums, with the support of the Foundation for Science and Technology. In recent years, she has focused much of her work on projects related to childhood, relational and emotional design, using co-creative and participatory methodologies. She is an art and design consultant and coordinates the arts department at OSMOPE, a school for children aged 0 to 10, located in Porto, where the socio-constructive approach promotes active and participatory methodologies.
Presentation: With this communication, we intend to share the project/exhibition “Cota 1,20 – wanderings of a group of children from the OSMOPE School along Rua Mouzinho da Silveira”, whose central objective was to call for the participation of Architecture and Design in participatory and collaborative processes between School and Museum, giving rise to new synergies and significant learning between the various actors. The aim was also to contribute to the children’s construction of identity in the space where they live, in this case the city of Porto.
This is an itinerant exhibition project, built in the context of a school – OSMOPE – which included a total of around 75 children aged 4 to 9, as well as adults from various scientific fields. The school thus sees itself as a socio-constructivist educational space, basing its pedagogical strategies on a project-based rationale. The institution’s motto is that the school should not be an “educational resort”, which is why it develops systematic partnerships with different partners from various cultural and scientific areas in the city.
The title of the exhibition, “Cota 1,20”, refers to the average height of the participating children’s eyes, a perspective that frames the entire project. The proposal arose from a provocation by an architect and a geographer from FAUP, with the aim of giving children a voice, particularly their view of one of Porto’s most symbolic streets – Rua Mouzinho da Silveira.
http://www.osmope.pt/
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Marco Guinoulhiac
Doutorado em Arquitetura em 2005 pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Mestre em tecnologias multimédia em 2002 pela Universidade do Porto e Licenciatura em Laurea in Architettura, em 1999, pelo Politecnico di Milano- Facoltà di Architettura. É Professor Auxiliar na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.
Comunicação: Explora a ligação existente entre a brincadeira e o ensino de projeto de Arquitetura. Na abordagem ao lúdico é dada particular relevância às suas práticas e aos seus objetos, os brinquedos, considerados capazes de transportar significados e valores disciplinares. A manipulação dos brinquedos é, em muitas situações, uma ação muito parecida ao que é feito nas práticas didáticas do ensino de Arquitetura Num segundo momento é abordado o ensino de projeto de Arquitetura e os seus traços dominantes entre os quais o exercício de liberdade. O sujeito projeta para um futuro considerados indeterminado, ou seja, livre. Numa terceira parte, cruzando os dois percursos teóricos evidenciam-se as ligações entre o lúdico enquanto espaço intelectual e material, e o projeto
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He received his PhD in Architecture in 2005 from the Faculty of Architecture of the University of Porto, his Master’s degree in multimedia technologies in 2002 from the University of Porto and his degree in Architecture in 1999 from the Politecnico di Milano – Facoltà di Architettura. He is an Assistant Professor at the Faculty of Architecture of the University of Porto.
Presentation: Explores the link between play and the teaching of architectural design. In the approach to play, particular importance is given to its practices and its objects, toys, which are considered capable of conveying disciplinary meanings and values. The manipulation of toys is, in many situations, an action that is very similar to what is done in the didactic practices of Architecture teaching. The subject designs for a future that is considered indeterminate, in other words, free. In a third part, crossing the two theoretical paths, the links between play as an intellectual and material space and design are highlighted
https://sigarra.up.pt/faup/pt/web_page.Inicial
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Adriana Freyberger
Arquiteta graduada em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP)(1991), e doutora em Educação, na área de pesquisa sobre educação infantil e formação de professores ( FEUSP). Trabalhou na Prefeitura de São Paulo no Programa Ludicidade, criando brinquedotecas fixas e itinerantes em espaços públicos da cidade. Esse projeto resultou na publicação do Livro, Programa Ludicidade: uma proposta de construção de política pública para infância. Em 2008 realizou um pós-doutorado em Braga, na Universidade do Minho, na área da pedagogia da infância. Elaborou a assessoria técnica da criação do prêmio Pontinhos de Cultura/ MinC de 2008/2009. Em 2010, no Ministério da Educação (MEC), assessorou o Programa PROINFÂNCIA na elaboração de uma lista criteriosa de materiais e brinquedos para creches e pre-escolas (2010)(2018), resultando na publicação técnica, em parceria com a Profa Dra Tizuko Kishimoto, Brinquedos e brincadeiras de creche. Desde 2012 atua como professora universitária no curso de arquitetura e urbanismo da UNICEP (Centro Universitário Central Paulista), lecionando matérias associadas à plástica, projeto e projeto urbano. Sua atuação está sempre focada para área da Arquitetura e Educação, com ênfase no planejamento e projeto e formação da equipe educacional. O domínio do espaço pelo educador possibilita a qualificação das práticas pedagógicas da infância, potencializando o desenvolvimento integral da criança.
Áreas de atuação: Ensino superior, assessoria em projetos associados ao espaço da criança-infância, qualidade na educação, política pública para infância, formação de professores.
Comunicação: O espaço/ambiente educativo é parte do projeto político pedagógico da escola. Investir em qualidade implica na compreensão de um conjunto de fatores que irão construir um ambiente saudável e que propicie autonomia e o desenvolvimento integral da criança. Ao criar condições e oferecer recursos para que as professoras e gestores e familiares, reflitam sobre os espaços escolares, sua qualidade (iluminação, conforto térmico, ventilação, acústica) e configuração, possibilita-se que a equipe técnica da escola compreenda melhor as limitações e potencialidades do ambiente educacional, utilizando-o como um dos elementos que compõem a prática pedagógica.
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A valoração do ambiente educativo implica em reorganizar o olhar, mirar em espaços subutilizados, adaptar-se às novas práticas das pedagogias da infância, como aulas ao ar livre (em especial pós pandemia) ou utilizar espaços além dos muros da escola como parte do currículo escolar (Olhar para a cidade, espaço urbano como parte do currículo para educação infantil).
Discutir em parceria equipe técnica, gestores e professoras, ampliam-se os valores que damos aos espaços da escola, tais como, as salas de aula, o parque infantil e as salas especializadas. Potencializam-se os contextos de aprendizagem, criando novas formas de olhar para o ambiente educativo tendo a criança e o brincar como construtores da qualidade, mantendo a criança e seu desenvolvimento integral no centro da discussão
Architect with a degree in Architecture and Urbanism from the University of São Paulo (FAU-USP) (1991), and a PhD in Education, in the area of research into early childhood education and teacher training (FEUSP). She worked for the São Paulo City Hall on the Ludicidade Program, creating fixed and itinerant toy libraries in public spaces throughout the city. This project resulted in the publication of the book, Programa Ludicidade: uma proposta de construção de política pública para infância. In 2008 she did a post-doctorate in Braga, at the University of Minho, in the area of childhood pedagogy. She was the technical advisor for the creation of the Pontinhos de Cultura/MinC award in 2008/2009. In 2010, at the Ministry of Education (MEC), she advised the PROINFÂNCIA Program on drawing up a careful list of materials and toys for nurseries and pre-schools (2010)(2018), resulting in the technical publication, in partnership with Prof. Dr. Tizuko Kishimoto, Brinquedos e brincadeiras de creche. Since 2012 she has been a university lecturer on the architecture and urbanism course at UNICEP (Centro Universitário Central Paulista), teaching subjects associated with plastics, design and urban design. Her work is always focused on the area of Architecture and Education, with an emphasis on planning and design and training educational staff. The educator’s mastery of space enables the qualification of pedagogical practices in childhood, enhancing the integral development of the child.
Areas of expertise: Higher education, advising on projects associated with children’s space, quality in education, public policy for children, teacher training.
Presentation: The educational space/environment is part of the school’s political and pedagogical project. Investing in quality implies understanding a set of factors that will build a healthy environment that fosters autonomy and the integral development of the child. By creating conditions and offering resources for teachers, managers and family members to reflect on school spaces, their quality (lighting, thermal comfort, ventilation, acoustics) and configuration, it is possible for the school’s technical team to better understand the limitations and potential of the educational environment, using it as one of the elements that make up pedagogical practice.
Valuing the educational environment implies reorganizing the way we look at things, targeting underused spaces, adapting to the new practices of childhood pedagogy, such as outdoor classes (especially after the pandemic) or using spaces beyond the school walls as part of the school curriculum (Looking at the city, urban space as part of the curriculum for early childhood education).
Discussing in partnership with technical staff, managers and teachers, the values we give to school spaces, such as classrooms, the playground and specialized rooms, are expanded. Learning contexts are enhanced, creating new ways of looking at the educational environment with the child and play as the builders of quality, keeping the child and their integral development at the heart of the discussion.
https://oficinadebrincar.com.br/
ACREDITADO COMO AÇÃO DE CURTA DURAÇÃO,
NOS TERMOS DOS DESPACHO Nº 5741/2015, DE 29 DE MAIO
(4 HORAS)
Nos termos do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro), OS DOCENTES PODERÃO UTILIZAR ATÉ 10 HORAS DE AÇÕES ACREDITADAS COMO DE CURTA DURAÇÃO, com exceção dos docentes no 5º escalão, que apenas poderão utilizar 5 horas