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BREVEMENTE

Paulo Fochi

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Esperando que possa fomentar o desejo pela investigação e pela reflexão da prática pedagógica, é objetivo deste livro mostrar, através da voz de educadores, coordenadores pedagógicos e diretores, a prática pedagógica com o Brincar Heurístico, caraterizando-se, portanto, como um conjunto de textos pedagógicos em que, ao mesmo tempo que partilha uma trajetória vivenciada, indica pistas aos leitores que desejam inspirar-se e pensar o trabalho com o Cesto dos Tesouros, Jogo Heurístico e Mesa de Experimentação em instituições educativas.

Paulo Sergio Fochi é professor do curso de Pedagogia e coordenador do curso de especialização em Educação Infantil da Unisinos. Ele também integra o corpo docente do curso Docência Inovadora: educação para o século XXI da Pós Educação Unisinos.

É investigador e colaborador do Contextos Integrados em Educação Infantil (USP/ CNPq). Membro da Associação de Profissionais de Educação de Infância (Lisboa/Portugal), Membro da Associação Criança (Braga/Portugal) e Membro do Special Interest Group – SIG Birth to Three (European Early Childhood Education Research Association – EECERA). 

Fochi graduou-se em Pedagogia em 2007 e, nos três anos seguintes, fez especializações em educação infantil e gestão escolar. Em 2013 concluiu o mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, em 2019, o doutoramento em Educação na Universidade de São Paulo (USP) e uma pós-doutoramento na Universitat de Barcelona em 2017. 

Paralelamente à formação acadêmica, fundou a empresa Paulo Fochi Estudos Pedagógicos que, esde 2009, oferece formações contextualizadas para profissionais da educação e instituições de educação, além de prestar consultoria para produtos e projetos culturais. 

Fundou o Observatório da Cultura Infantil (OBECI) em 2013, uma comunidade de apoio ao desenvolvimento profissional de profissionais de educação de infância. Atualmente reúne um grupo de seis escolas de quatro cidades do Rio Grande do Sul. 

Entre 2015 e 2016, Paulo Fochi foi um dos quatro consultores e redatores da primeira e segunda versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil (Brasil), documento normativo organizado pelo Ministério da Educação (MEC) que traz as aprendizagens essenciais da educação básica.

DISPONÍVEL NO FINAL DE FEVEREIRO