3º CICLO DE WEBCONFERÊNCIAS – CICLO COMPLETO
Escolha uma opção:
€60.00
Esgotado
Dia 22 de março - Arte na Infância e Documentação Pedagógica
- 18:00 horas
Compreender a Documentação Pedagógica na Educação de Infância
João Formosinho, Associação Criança
- 19:00 horas
Tempos (Re)Ligados pela Arte
Mónica Oliveira, Escola Superior de Educação Paulla Frassinetti
- 20:00 horas
Olhorelho: quando a arte cinematográfica desafia as crianças na produção de novos discursos
Sílvia Berèny e Rita Brandão, OSMOPE, Porto
Dia 20 de maio - A Educação Pré-Escolar no Japão
- 09:15 horas
Challenges and Prospects of ECEC in Japan: Towards a National System Placing Children at its Heart
Mikiko Tabu, Professor Emerita, Seitoku University, Tokyo, Japan
- 10:00 horas
Grand Design and Practice in Ochanomizu University Kindergarten
Teachers, Ochanomizu University Kindergarten, Tokyo, Japan
- 11:00 horas
“Experiences cannot be taught”, Fuji Kindergarten Where Children Grow Up
Teachers, Fuji Kindergarten, Tokyo, Japan
- 11:45 horas
Connecting the Present, Past and Future: Thinking through Documentations
Nursery Teachers, Yume-no-Mori Centre for ECEC
Dia 27 de maio - A sustentabilidade na Educação de Infância
- 14:15 horas
Early Childhood Education and Care for Sustainability
Eva Arlemalm-Hagser, Mälardalen University, Sweden
- 15:15 horas
Creating Your Earth-Friendly Early Childhood Program
Patty Born Selly, Program Director at Hamline Unibversity, USA
- 16:30 horas
Sustentabilidade e Educação de Infância
Fátima Aresta, Centro de Atividade Infantil, Évora
- 17:30 horas
Academia Ponto Verde Mini
Sociedade Ponto Verde
Dia 30 de maio - Brincar e Atividade Física
- 18:15 horas
Towards a Play Pedagogy: Teacher Education and Professional Development for Supporting Authentic Play Practices
Eleni Loizou, Professor in Early Childhood Education, Department of Education, University of Cyprus
- 19:15 horas
A Educação Física na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Ana Quitério, Rita Alexandre & Nuno Ferro,DGE/APEI
- 11:00 horas
“Play and Learn in Nature”: um projeto promotor de interações lúdicas com o meio envolvente
Elsa Mendanha, Jardim de Infância de Seide, Famalicão
CADA SEMINÁRIO VAI SER ACREDITADO COMO AÇÃO DE CURTA DURAÇÃO,
NOS TERMOS DOS DESPACHO Nº 5741/2015, DE 29 DE MAIO
(3 HORAS EM CADA)
Com o apoio da Direção-Geral de Educação, inserido na iniciativa europeia “First Years, First Priority” e numa iniciativa conjunta com as Câmaras Municipais de Alenquer, Cascais, Coruche, Maia e Torres Vedras, a APEI organiza o 3º Ciclo de Webconferências “Perspetivas e Práticas Pedagógicas na Educação Pré-Escolar”, uma extraordinária viagem que decorrerá durante 12 horas, distribuídas em 4 sessões (ao fim do dia e aos sábados), que envolve um conjunto de conferencistas nacionais e internacionais de referência, em que se irá abordar temas tão diversos como a Arte na Infância e Documentação Pedagógica, a Sustentabilidade na Educação de Infância, o Brincar e a Atividade Física na Educação Pré-Escolar e, ainda, a inovadora e inspiradora experiência da Educação Pré-Escolar no Japão.
Para além das várias experiências pedagógicas de profissionais de educação de infância portugueses cujas práticas educativas continuam a ser uma inspiração para todos (Sílvia Berèny, Rita Brandão, Fátima Aresta e Elsa Mendanha) e de profissionais japoneses, cujas surpreendentes práticas são uma inovação, o 3º Ciclo de Webconferências conta, igualmente, com um conjunto de investigadores absolutamente a não perder:
- João Formosinho, da Universidade Católica do Porto, refletindo a importância da documentação pedagógica (que servirá de pano de fundo à apresentação do livro “Compreender a Documentação Pedagógica na Educação de Infância“);
- Mónica Oliveira, da ESE Paula Frassinetti, abordando a importância da arte no desenvolvimento humano e da educação de infância (que sustenta a apresentação do seu mais recente livro “Tempos (Re)Ligados pela Arte“;
- Mikiko Tabu, Professor Emerita da Seitoku University, Tokyo (representante da EECERA no Japão), que refletirá sobre as políticas públicas educativas japonesas que colocam a criança no centro do sistema;
- Eva Arlemalm-Hagser, da Mälardalen University, na Suécia, uma das mais reputadas especialistas na abordagem da sustentabilidade na educação de infância, que apresentará o seu livro (uma edição APEI) “A Sustentabilidade na Educação de Infância“;
- Patty Born Selly, a famosa professora da Hamline University nos EUA, falará sobre como construir projetos nos jardins de infância amigos do ambiente, que enquadra, igualmente, a apresentação do seu livro “Criar projetos na Educação de Infância amigos do ambiente“;
- Eleni Loizou, a investigadora da Universidade de Chipre e membro do Board da EECERA que falará sobre a importância do brincar na formação de educadores (apresentando o seu mais recente livro da coleção da EECERA “Rumo a uma práxis ética na Educação de Infância” – “Formação de Educadores e Pedagogia do Brincar” (uma edição APEI);
- e, a terminar, uma comunicação dos três responsáveis pela nova brochura da Direção-Geral de Educação, Ana Quitério, Rita Alexandre e Nuno Ferro – “Educação Física na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo“.
RESUMO DAS CONFERÊNCIAS
Dia 22 de março
Dia 20 de maio
Dia 27 de maio
Dia 30 de maio
-
João Formosinho
……………………………………………….
-
Mónica Oliveira
……………………………………………….
-
Sílvia Berèny & Rita Brandão
……………………………………………….
-
Mikiko Tabu
……………………………….
-
Teachers, Ochanomizu University Kindergarten,
………………………………….
-
Teachers, Fuji Kindergarten
……………………………………………….
-
Nursery Teachers, Yume-no-Mori Centre for ECEC
……………………………………………….
-
Eva Arlemalm-Hagser
……………………………………………….
-
Patty Born Selly
Dr Patty Born believes that all children deserve a bright, healthy and joyful future. She is Director of Hamline University’s Environmental Education program in the School of Education and Leadership. She has worked with young children and educators for over 30 years. Her focus is connecting children to nature and education for sustainability. She spends much of her time working with early childhood educators on how to incorporate nature and increase children’s time learning and playing outdoors. Patty leads professional development for teachers as well as overseeing an educational certificate in nature-based early learning and she incorporates environmental and climate literacy in all of the coursework she teaches at Hamline University. She has written four books for educators and others who work with children. She currently conducts research and writes about child-animal relations.
-
Fátima Aresta
……………………………………………….
-
Eleini Loizou
……………………………………………….
-
Ana Quitério, Rita Alexandre & Nuno Ferro
………………………………………
-
Elsa Mendanha
……………………………………………….
CADA SEMINÁRIO VAI SER ACREDITADO COMO AÇÃO DE CURTA DURAÇÃO,
NOS TERMOS DOS DESPACHO Nº 5741/2015, DE 29 DE MAIO
(3 HORAS EM CADA)
Nos termos do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro), OS DOCENTES PODERÃO UTILIZAR ATÉ 10 HORAS DE AÇÕES ACREDITADAS COMO DE CURTA DURAÇÃO, com exceção dos docentes no 5º escalão, que apenas poderão utilizar 5 horas