Os educadores de infância e professores estão a procurar formas de tornar os seus projetos mais “verdes” e proporcionar ambientes mais saudáveis, onde as famílias possam ter a confiança de que os seus filhos estão em boas mãos. “Criar Projetos na Educação de Infância Amigos do Ambiente”, oferece um ponto de partida acessível para que educadores e professores possam incutir valores e práticas amigas do ambiente nos seus projetos.
Este livro irá ajudá-lo a tornar o seu projeto mais amigo do ambiente e:
- Fornecer exemplos de como um projeto amigo do ambiente deverá ser concebido, com muitas sugestões de ajustar o seu próprio projeto ao longo do continuum educativo
- Oferecer considerações práticas, dicas, estratégias e ferramentas que pode implementar de imediato
- Sugerir atividades de divulgação e educação inclusivas para a família
- Ajudá-lo a identificar formas de utilizar o ambiente exterior para apoiar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, ancorando-as numa mentalidade amiga do ambiente que as beneficiará ao longo das suas vidas
Qualquer projeto, seja urbano ou rural, de uma organização ou baseado em casa, localizado numa área rica em natureza ou com acesso muito limitado a espaços verdes, pode utilizar o ambiente exterior e outros recursos disponíveis para apoiar metas amigas do ambiente.
PATTY BORN SELLY é autora de quatro livros para aqueles que trabalham com crianças, incluindo “Early Childhood Activities for a Greener Earth”, “Teaching STEM Outdoors” e “Connecting Animals and Young Children”, publicados pela Redleaf Press. Atualmente, ela leciona educação ambiental e STEM para educadores na formação inicial ou em exercício. Patty trabalha no campo da educação em ciências e natureza há mais de 25 anos, em salas de aula, museus, centros de natureza e parques, apoiando crianças e adultos desde a educação pré-escolar até a idade adulta, com um foco especial na primeira infância. Atualmente, ela ocupa o cargo de Professora Assistente de Educação Ambiental e STEM na Hamline University, em Saint Paul, Minnesota. Ela é a ex-Diretora do National Center for STEM Elementary Education e a sua paixão é ligar educadores, professores e crianças à natureza. Patty mora em Saint Paul com sua família.
ÍNDICE
CAPÍTULO 1: QUE SIGNIFICA TORNAR-SE AMIGO DO AMBIENTE?
CAPÍTULO 2: O AMBIENTE INTERIOR
CAPÍTULO 3: REDUZIR OS RESÍDUOS
CAPÍTULO 4: ALIMENTOS E JARDINAGEM AMIGOS DA TERRA
CAPÍTULO 5: BRINCAR SENDO AMIGO DA TERRA
CAPÍTULO 6: INCORPORAR A NATUREZA NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
CAPÍTULO 7: UMA EDUCAÇÃO AMIGA DO AMBIENTE
CAPÍTULO 8: CONCLUSÃO
APÊNDICE A: CRITÉRIOS DE COMPRA
APÊNDICE B: EXEMPLO DE PLANO DE COMPRA AMBIENTALMENTE PREFERÍVEL
APÊNDICE C: LISTA DE VERIFICAÇÕES DO PROGRAMA AMIGO DO AMBIENTE
BIBLIOGRAFIA
Formato 21,5x28cm, capa dura, 80 páginas a cores